a

RT: Aline Cristina Paixão Gonçalves.

CRO_34003-MG.

CEOE Centro Especializado em Odontologia Estética é uma clínica odontológica multidisciplinar que prioriza a saúde e qualidade de vida de seus pacientes.

(32) 3331-7109

(32) 9 9900-2297

aldentistas@gmail.com

Av. Pereira Teixeira 86A, sala 202, Centro, Barbacena

Artigos recentes

atendimento@ceoeodontologia.com.br

Av. Pereira Teixeira 86A, sala 202

Centro, Barbacena

VOCÊ CONHECE A MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III

A má oclusão de classe 3 se caracteriza por uma discrepância dentária antero-posterior, que pode ou não estar acompanhada por alterações esqueléticas. Em geral, o aspecto facial fica bastante comprometido, devido principalmente a mordida cruzada anterior, sendo justamente este o fator que motiva o paciente a buscar por tratamento.

Apresenta um forte componente hereditário . O diagnóstico precoce e correto, além de tratamento adequado, são de suma importância para promover o controle do crescimento e evitar recidivas.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:

A má oclusão de classe 3 é muito difícil de se diagnosticar e tratar, e o tratamento ortodôntico precoce tem sido a principal forma de tratamento para os pacientes que apresentam essa deformidade, com envolvimento dentário e/ou esquelético, geralmente com a utilização de aparelhos disjuntores , máscaras faciais e/ou aparelhos funcionais. Portanto, a fase de crescimento em que o paciente se encontra, seu potencial de cooperação, hereditariedade e, principalmente, as estruturas anatômicas envolvidas nesta má oclusão irão influenciar nos resultados de qualquer tipo de terapia conservadora.

Entretanto, alguns pacientes que não foram tratados precocemente ou apresentaram recidiva no tratamento precoce durante a fase de surto de crescimento, muitas vezes recorrem ao tratamento ortodôntico na dentição permanente.

Normalmente, nesta fase o prognóstico do tratamento torna-se mais difícil . Sabe-se que a maioria dos pacientes que apresentam essa deformidade, geralmente tornam-se fortes candidatos a cirurgia ortognática.

Contudo, muitos pacientes questionam o tratamento cirúrgico, na maioria das vezes pelo seu risco e alto custo. Felizmente , já se sabe hoje, que nem sempre a intervenção cirúrgica é a única alternativa para o restabelecimento de uma oclusão normal.

SOLUÇÃO:

Mecânicas conservadoras como a biofuncional, forças leves e contínuas, além da expansão transversal dos maxilares promovida pelos aparelhos autoligados são alternativas ortodônticas que , quando bem empregadas, produzem efeitos compensatórios, benéficos tanto no sorriso quanto na face, devolvendo ao paciente estética e função sem que haja necessidade de se submeter a anestesia geral e riscos de uma cirurgia.

By: dra. Aline cristina paixão gonçalves – cro mg: 34003