MAU HÁLITO
O mau hálito , também conhecido como halitose é mais comum do que muitos pensam. Esse odor bucal desagradável pode ser mais do que um problema social embaraçoso, pode ser um sintoma de doença.
CAUSAS:
A halitose tem várias causas, algumas são mais comuns, podemos citar:
Consumo de tabaco: o fumo além de prejudicial a saúde em vários aspectos, também provoca mau hálito. Se está difícil abandonar esse hábito, procure ajuda!
Boca seca: se sua boca é extremamente seca, não há saliva suficiente para levar o excesso de partículas e bactérias que podem ocasionar um cheiro desagradável se acumuladas nos dentes.
Alimentação: alguns alimentos como alho e cebola contribuem para o mau hálito, mas apenas temporariamente. Quando absorvidos pelo organismo, o cheiro é liberado por meio da respiração.
Infecções: uma vez que o dentista não detecte nenhum problema bucal, o mau hálito pode se revelar como um sintoma de infecções com sinusite, bronquite e ou outras infecções do trato respiratório, além de diabetes, problemas do fígado e dos ruins, portanto é importante dar atenção ao problema.
Consumo de álcool: as bebidas alcoólicas podem promover a secura da boca e causar mau hálito.
Ao acordar: a saliva deixa de fluir quando dormimos, portanto, temos tendencia a sofrer de mau hálito quando acordamos.
Estar com muita fome ou com muita sede: quando estamos desidratados, não há saliva suficiente na boca e assim ficamos susceptíveis ao mau hálito.
Em caso de dietas restritivas, devemos tomar bastante água para manter os níveis de salivação.
A melhor forma de combater o mau hálito é seguir uma rotina de cuidado bucal completa, com escovações ,uso do fio dental e escovação da língua para remover os resíduos alimentares e bactérias que causam o mau hálito.
O enxaguante bucal melhora o mau hálito apenas por breves períodos de tempo.
Dra. Aline cristina paixão gonçalves
Cro: 34003 mg